segunda-feira, 16 de julho de 2012

Vigilância total: Facebook ESPIA seus chats na busca por "comportamentos suspeitos"


Tradução do espanhol ao português-Daniel-UND

Estado Policial e Vigilância! Não temos pra onde correr!

Citando a necessidade de vigiar a potenciais "abusos sexuais", Facebook está usando um software que rastreia conversas privadas em busca de comportamentos suspeitos, e palavras chave, antes de alertar aos empregados da rede social para que decidam entregar a informação ou não a polícia.

A revelação foi divulgada durante uma entrevista a Reuters com o Chefe de segurança do Facebook, Joe Sullivan.


Apesar de que o artigo reconhece que delitos sexuais contra crianças na internet estão diminuindo, a matéria cita uma infinidade de casos onde isto estão sendo seduzidos em linha. Logo revela que “usuários (de Facebook) poderiam ficarem nervosos pelo grau em que suas conversas são revisadas, ao menos por programas de computador”.

O software usado por Facebook para monitorar conversações funciona buscando “comunicação imprópria” e analisando “padrões de comportamento”.

Palavras ou frases consideradas vulgares, ou um intento por intercambiar informação pessoal, são marcadas em vermelho e levadas a atenção dos empregados de Facebook, quem são os que decidem se o conteúdo merece ser transferido para à polícia.

Demasiadas mensagens sem resposta também incidem o alarme, caracterizando o conteúdo como “suspeito”.

O artigo não afirma se os arquivos de registros de chat são armazenados e por quanto tempo, porém agrega que um software similar é utilizado por outros de sites redes sociais.

Em seu web site, Facebook reconhece que compartilha informação sobre usuários, incluso em ausência de uma ordem judicial e outro requerimento legal:

“Também podemos compartilhar informação se acreditamos de boa fé que resulte necessário para impedir uma fraude ou outra atividade ilegal, evitar um dano físico iminente ou proteger-nos tanto a nós como ao usuário de pessoas que infrinjam nossa Declaração de direitos e responsabilidades. Isto pode incluir compartilhar informação com outras empresas, advogados, tribunais ou outras entidades governamentais.”

Em anos recentes, Facebook foi confrontado em numerosas controvérsias relacionadas a privacidade. Em fevereiro, a companhia negou uma reportagem do Sunday Times, que afirmava que Facebook lê em segredo textos enviados por usuários de seu aplicativo de Android.

O governo norte americano está solicitando ativamente informação do Facebook. O último mês, o Departamento de Estado emitiu um requerimento, buscando ferramentas que entregaram uma “análise profunda de temas, conversações, redes, pessoas de influência da web social global”.

Visto em: LIBERTAR.in

0 comentários:

Postar um comentário