terça-feira, 31 de julho de 2012

Entrada da Venezuela no Mercosul será formalizada hoje


Nesta terça-feira, dia 31 de julho, a Venezuela entrará no Mercado Comum do Sul (Mercosul) como membro pleno, após a suspensão do Paraguai do bloco, devido à destituição de Fernando Lugo.
Os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Cristina Kirchner, da Argentina, e José Mujica, do Uruguai, confirmaram presença. Uma reunião privada com a anfitriã, a presidente brasileira Dilma Rousseff, será realizada antes do evento em Brasília.
“Vamos criar um fundo do Mercosul. Aproveito esta oportunidade para convidar produtores venezuelanos e empresários do setor privado. A comissão convocará uma lista de representantes cujas empresas têm potencial para exportação.”, disse Chávez. O presidente venezuelano acredita que a incorporação de seu país ao Mercosul poderá gerar, num primeiro momento, 240 mil empregos. A Venezuela pretende investir 500 milhões de dólares no fundo estratégico do grupo de países.
Os prazos para a adaptação do país às normas do Mercosul e à Tarifa Externa Comum, que varia entre 0 e 20%, serão discutidos pelos ministros das Relações Exteriores na próxima segunda-feira. “Resta saber se isso será rápido ou levará anos. Se o proceso for curto, haverá beneficios para todos.”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Rubens Barbosa.
Para acelerar o trabalho, os técnicos do Brasil visitaram Caracas, na semana passada, e identificaram os códigos de 230 produtos. A venda destes já será possível nos países do bloco.
Fonte: Ianotíca.com

0 comentários:

Postar um comentário