terça-feira, 21 de agosto de 2012

Índia se prepara para conflito com China e Paquistão


As tensões nas fronteiras entre a Índia, Paquistão e China continuam aumentando. Após o teste de novo míssil este mês, o exército indiano decidiu relançar o plano de construção de túneis nas fronteiras chinesa e paquistanesa. Os objetivos são mobilidade ágil para as tropas e armazenamento de armas de guerra, como mísseis, que passariam desapercebidos por satélites inimigos e espiões em terra.
O trabalho começará com a escavação de sete túneis, e o exército já está trabalhando no desenho de outros 11 que serão feitos nos estados de Jammu & Caxemira, Sikkim e Arunachal. “Os túneis vão servir de abrigo para as tropas e as munições, tanto de bombardeios inimigos quanto de condições meteorológicas extremas. Eles também podem ser usados ​para proteção nuclear, química e biológica, além do estabelecimento de centros de comando e controle”, informa o Exército da Índia.
Neste momento foi iniciado a obra de apenas um túnel com cerca de 8 quilômetros de extensão no eixo Manali-Leh-Sarchu e deverá ser finalizada em fevereiro de 2015. O Exército quer que a prioridade da construção seja nas montanhas de Jammu & Caxemira e no nordeste fronteiriço para começar a preencher as lacunas na infraestrutura militar da região.
A China já possui tal estratégia em 4.057 quilômetros, tendo a capacidade de mover cerca de 30 divisões (com 15.000 soldados cada) para a fronteira com a Índia no prazo de 30 dias para superarem as forças indianas numa proporção de 3 soldados para 1.
Estima-se que as obras dos 18 túneis nas fronteiras com a China e o Paquistão sejam finalizadas até 2021.

0 comentários:

Postar um comentário