quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EUA bombardeia trabalhos humanitários e de resgate no Paquistão


     Tradução: Caminho Alternativo


O Governo dos Estados Unidos começou a empregar uma nova estratégia em suas ofensivas com aviões não tripulados no Paquistão, se trata de dois ataques com bombas sucessivos a uma mesma zona, o segundo tendo como alvo as pessoas que chegam ao local em funções de assistência e resgate , depois do bombardeio inicial.
De acordo com um informe publicado no site britânico The Guardian, Washington está lançando regularmanete ataques duplos ou triplos com drones no Paquistão, porque considera que os trabalhos de resgate são “um ato de apoio ao terrorismo”.
No último ataque deste tipo, drones estadunidenses dispararam no passado domingo quatro mísseis em Waziristão do Norte, fronteira de Paquistão com Afganistão, quando as pessoas estavam celebrando o fim do mês sagrado do Ramadán.
The Guardian denuncia que ao menos uma das explosões foi produto de um ataque secundário destinado a afetar as equipes humanas de resgate.
O artigo destaca que foi o próprio Departamento de Segurança Nacional norteamericano o que ha qualificou como “terrorismo” os trabalhos de assistência humanitária imediatamente posteriores a um bombardeio.


O texto também cita como exemplo um vídeo quando um helicóptero Apache disparou contra os rescatistas das vítimas de um atentado em Bagdad, capital do Iraque.
“Duas crianças que estavam sentadas no carro resgate e eram visíveis através do parabrisas, também foram alvo do ataque secundário perpetrado pelo helicóptero”, resenhou.

 
Meses atrás, a Oficina de Jornalismo de Investigação de Londres denunciou num informe que “a campanha estadunidense com aviões não tripulados no Paquistão tinha matado a dezenas de civís que acudiam a ajudar as vítimas ou assistiam a seus funerais”.

0 comentários:

Postar um comentário