quarta-feira, 22 de agosto de 2012

EUA alerta seus cidadãos: “preparem-se para a tempestade solar do século”


Tradução: Caminho Alternativo
Imagem: http://futurepredictions.com/2011/07/future-predictions-2012-solar-flare-may-knock-out-the-power-grid-and-economy-as-nasa-suggests-magnetic-protective-shield-has-holes/

O Congresso dos Estados Unidos fez um anúncio aos cidadãos para que desenvolvam um plano de emergências para estarem preparados para “a tempestade solar do século”. Além disso, numa resolução parlamentar, atualmente em trâmite, foi pedido às comunidades locais que adquiram os recursos necessários para abastecer a população com um mínimo de energia, alimento e água.
Da mesma forma, a resolução destaca a importância de uma prevenção adequada perante este tipo de fenômeno por parte das comunidades de vizinhos, já que se necessita coordinação entre os diferentes agentes.
O texto também cita os distintos informes prévios elaborados pela Proteção Civíl dos Estados Unidos (FEMA), onde se informa sobre a forma de atuar perante estes eventos, assim como os informes do regulador elétrico estadunidense (NERC) e os do Departamento de Segurança Nacional do Governo.
Desde Espanha o Observatório do Clima Espacial lembrou que, apesar da contundência de alguns apartados, esta resolução trata de potencializar algumas boas práticas preventivas entre o público, assim como definir a ameaça. Deste modo, os cidadãos “podem estar preparados”.
Linha preventiva
Neste sentido, o observatório apontou que, embora “com muito menor divulgação”, o Parlamento espanhol também está tramitando há meses uma resolução, a proposta do PSOE, para prevenir as consequências de uma tempestade solar extrema.
Além disto, na Alemanha, França, Reino Unido e outros países europeus estão tomando “importantes medidas na mesma linha preventiva”, apontou.
Este mês a NASA alertava de que, em 2013, o Sol chegará a uma etapa de seu ciclo natural durante a qual os grandes eventos, como explosões e tempestades solares são mais prováveis.

0 comentários:

Postar um comentário