quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tensão entre Japão e China pelo controle de arquipélago

Ilhas Senkaku

O governo central do Japão oficializou a compra de três ilhas do arquipélago Senkaku do antigo proprietário okinawano, nacionalizando-as e o território marítimo ao redor. A compra foi realizada no dia 11 de setembro e coincide com o envio do diretor-geral do ministério das Relações Exteriores, Shinsuke Sugiyama à Pequim.
O valor despendido foi de 2,05 bi de ienes, equivalente a 25,7 milhões de dólares.
A efetivação da compra gerou protestos na China e o governo chinês enviou navios de patrulha e vigilância às imediações, no mar  do Japão. De acordo com o site do diário Japan Times, O chanceler chinês Yang Jiechi definiu o negócio como “totalmente ilegal, sendo uma violação grosseira do território chinês”. E ameaçou, dizendo que a atitude pode ter “sérias consequências”
O diplomata enviada à Pequim declarou não haver a intenção de construir nenhuma base militar ou pesqueira no local, apesar do governador de Tóquio ter sugerido a construção de um abrigo para pescadores, pois as ilhotas se encontram na rota de tufões.

China ameaça lançar guerra contra Japão


A China pediu ao Japão nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, que “corrija seus erros” e volte à via da negociação no conflito diplomático entre os países pela soberania das ilhas Senkaku, depois que Tóquio comprou três das ilhotas do arquipélago.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hong Lei, considerou que, neste momento, a “tarefa mais urgente é que o Japão corrija seus erros, reverta a situação e volte à via do diálogo e da negociação para resolver o conflito”.

“Não pode haver absolutamente nenhuma concessão”. Isto foi afirmado hoje nos comentários do jornal do Exército de Libertação Popular chinês.

“O envolvimento no comércio ilícito de solo sagrado chinês é um passo perigoso do governo japonês que ameaça relações entre China e Japão”, – escreve o jornal sobre a nacionalização das ilhas por parte do governo japonês.

“A potencialidade da Defesa Nacional da China atingiu um alto nível de desenvolvimento, e o incitamento de guerra pode trazer desastre para o Japão”, cita o jornal.

1 comentários:

  1. esse negocio de declarar guerra não tem nada ver por isso que minha mãe sempre fala que o ser humano não pensa antes de agir poderia então entrar em um acordo o que impedi,nada.

    ResponderExcluir