Pyongyang está desenvolvendo um novo míssil de longo alcance - um programa separado do foguete que falhou na última sexta-feira, com o objetivo de levar um satélite em órbita, informou neste sábado uma emissora de TV.
YTN, um canal de notícias 24 horas da Coréia do Sul, citou uma fonte de inteligência dizendo que a Coréia do Norte realizou quatro testes neste ano para desenvolver um míssil inter-continental em uma instalação de teste emMusudan-ri, na costa nordeste do país.
Os testes foram destinanos a melhorar os motor propulsor para o míssil, de codinome KN-08.
A Coreia do Norte, que admitiu que o lançamento do foguete falhou e o satélite não entrou em órbita, está desenvolvendo mísseis ao longo há décadas, para a autodefesa e como produto deexportação, disse a fonte.
Apesar do fracasso de Pyongyang nesta semana, a "ação provocativa ameaça a segurança regional e viola o direito internacional", disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney na última quinta-feira.
As autoridades norte-americanas e alguns analistas estão preocupados que a falha de um foguetenorte-coreano e a humilhação causada pode forçar o regime a testar um dispositivo nuclear ou tomar outras ações provocativas.
Relatórios de inteligência sul-coreanos acreditam que o país já está planejando um teste nuclear subterrâneo em Kilju, perto da fronteira chinesa.
Fonte: http://ianoticia.blogspot.com.br/2012/04/coreia-do-norte-esta-desenvolvendo.html
0 comentários:
Postar um comentário