terça-feira, 17 de abril de 2012

Presidente Iraniano vota em defender integridade territorial

O Irã irá responder fortemente a qualquer ameaça à sua integridade territorial, Presidente Mahmoud disse na terça-feira, acrescentando que prefere cooperar com os países vizinhos árabes para manter a segurança no Golfo Pérsico.
Imagen activa
“As forças armadas e o exército irão infringir um pesado golpe em caso de qualquer agressão contra terras iranianas e interesses,” Ahmadinejad disse aos comandantes militares e pessoais em um discurso aberto durante a cerimônia que marca o Dia do Exército no sul de Teerã, terça-feira, IRIB reportou.
O Irã ‘está pronto para defender sua existência e soberania’, ele declarou.
O presidente não se referiu explicitamente à sua visita em 11 de Abril ao Golfo Pérsico na ilha de Abu Mousa que provocou um protesto dos Emirados Árabes Unidos (EAU) que clama soberania sobre a ilha. Mas ele disse que a chave para a estabilidade no Golfo Pérsico era cooperação regional.
“Quando ele veio ao Golfo Pérsico, segurança é alcançada apenas por meio de cooperação coletiva de todas as nações e governos”, ele disse, enquanto bater em‘uma interferência estrangeira que causa apenas destruição e divisão’.
As observações do Presidente vieram horas antes de uma reunião entre ministros estrangeiros dos seis estados do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico em Doha para discutir a disputa de ilhas entre o Irã e a EAU. Tensões sobre as três pequenas ilhas do Golfo, incluindo Abu Mousa foram aumentadas pela afirmação de Ahmadinejad sobre a ilha durante  sua visita na última quarta-feira que registros históricos provaram 'que o Golfo Pérsico é Persa’.
Abu Dhabi denunciou a visita de Ahmadinejad como ‘uma violação da soberania da EAU` e rechamou seu diplomata de Teerã em protesto.

0 comentários:

Postar um comentário