quarta-feira, 11 de abril de 2012

A terra não para de tremer na Indonésia


Depois do forte terremoto de 8,7 graus na escala Richter e da réplica de 8,2 graus de magnitude na costa da Indonésia, os serviços sismológicos não param de registrar tremores considerados moderados na região da Oceania.

Segundo o o instituto geológico dos Estados Unidos, mais de 20 sismos de até 5,4 graus foram dectados pelos sismógrafos no Oeste e Norte da Indonésia, além de tremores no norte do Oceano Índico.

O terremoto que atingiu a costa da Indonésia nesta quarta-feira, foi sentido até no sul da Índia, onde moradores foram obrigados a fugir de edifícios e buscar abrigo em lugares elevados, mas autoridades descartaram temores de um enorme tsunami como o de 2004. 


A Indonésia disse que ainda estava checando se havia danos ou vítimas, mas relatos deste tipo não haviam sido recebidos pelas autoridades várias horas depois dos tremores, incluindo em Aceh, a província mais próxima do epicentro e a área dizimada por um desastre oito anos atrás.

Contudo, algumas áreas próximas do epicentro são remotas e pode levar tempo até que se descubra se houve algum dano.

Muitas pessoas temiam novos tremores.

"Está escuro aqui, mas estou com medo de ir para casa", disse Mila, de 41 anos, que estava se abrigando em uma grande mesquita na cidade de Banda Aceh, a capital da província.

"Eu só quero ficar alerta porque tenho medo que possa haver mais terremotos. Somos humanos, então é natural que tenhamos medo, mas eu realmente desejo que todos nós fiquemos seguros."

Ondas de até um metro de altura foram vistas perto das ilhas próximas a Aceh, mas a Indonésia cancelou o alerta de tsunamis. A área mais atingida foi a ilha pouco populosa de Simeulue, na costa sul de Aceh.

O primeiro terremoto aconteceu às 5h38 (horário de Brasília) e um tremor secundário de magnitude 8,2 aconteceu duas horas depois, às 7h43. 

Fonte: http://ianoticia.blogspot.com.br/2012/04/terra-nao-para-de-tremer-na-indonesia.html

0 comentários:

Postar um comentário