No rescaldo da recente escalada de tensões entre a Turquia e a Síria, segundo o qual a Síria foi acusada de comportamento hostil para atirar e derrubar um avião de caça turco que supostamente passou pelo menos 5 minutos em seu espaço aéreo, hoje foi um dia calmo. Pelo menos até recentemente, vimos o filme seguinte em um clipe carregado para o YouTube. Supostamente, a Turquia enviou reforço de tropas para a fronteira com a Síria, após o aviso de Erdogan que os soldados se aproximam da fronteira serão tratados como alvos, o clipe explica, citando o diário turco Zaman e a agência de notícias Cihan. Isto não é verificado, nem se confirma a afirmação de que 15 veículos militares, incluindo tanques e canhões, foram enviados para a fronteira de Diyarbakir.
Nós estamos céticos em relação à validade do referido especialmente desde hoje cedo a Rússia disse que as filmagens da Síria terça-feira do abate de um avião turco não devem serem vistas como uma provocação e alertou as potências mundiais contra o uso do incidente para pressionar por medidas mais enérgicas contra Damasco. Foi a primeira reação oficial de Moscou, que deixou bem claro que a Rússia não vai apenas ficar de braços cruzados à espera que a OTAN unilateralmente tome uma decisão de punir a nação do Oriente Médio por se atrever a se defender. Mas, novamente, isso pode ser apenas uma interpretação errônea da determinação da Rússia, em colaboração com a China, para defender seus próprios interesses estratégicos nacionais.
Finalmente, por que estamos preocupados isso pode muito bem ser uma provocação, mas em outra direção, é que a "notícia" apenas deste desenvolvimento que se vem do Times of Israel : um meio de comunicação que os comerciantes entre vocês pode dizer que são "eixos" vis-à-vis a um resultado particular.
Um grande número de soldados turcos - incluindo pelo menos 15 peças de artilharia de longo alcance e tanques - mudou-se para a fronteira síria da cidade oriental de Diyarbakir. Um vídeo publicado pela Agência de Notícias turca Cihan mostrou tanques turcos sendo transportados por caminhões de transporte em direção à fronteira.
A mobilização seguiu declarações do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan que o exército turco irá responder a qualquer violação futuro da sua fronteira síria por elementos militares.
"Como inspiradora como a amizade da Turquia o é, a ira da Turquia é igualmente inspiradora", disse Erdogan no Parlamento turco na terça-feira.
"As regras de engajamento das Forças Armadas Turcas mudaram", disse Erdogan. “"Qualquer elemento militar que se aproxima da fronteira turca da Síria representa um risco de segurança e o perigo vai ser considerado como uma ameaça e tratado como um alvo militar."
Erdogan fechou seu discurso com uma condenação, especialmente dura ao presidente sírio, Bashar Assad: "A Turquia e o povo turco continuará a prestar todo o apoio até que o povo da Síria seja salvo a partir deste tirano, ditador, assassino sanguinário e sua gangue."
Vamos acompanhar os desenvolvimentos reais em torno deste surto recente de risco geopolítico, e manter os leitores atualizados.
Fonte: http://2012umnovodespertar.blogspot.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário