quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Parlamento turco autoriza GUERRA contra a Síria

Parlamentares turcos votam a favor do envio de tropas à Síria após o ataque a um povoado que matou cinco. Foto: AP

O Parlamento da Turquia autorizou nesta quinta-feira o governo a enviar tropas à Síria durante o prazo de um ano, uma moção debatida após a morte ontem de cinco pessoas em um povoado turco pela queda de granadas de obuses procedentes de território sírio.

A decisão, conforme o artigo da Constituição que regula as declarações de guerra, foi aprovada com 320 votos a favor, do governamental Justiça e Desenvolvimento (AKP) e do opositor MHP, e 129 contra, do social-democrata CHP e do pró-curdo BDP.

O Parlamento condenou assim o "abjeto ataque" e atribui sua responsabilidade às Forças Armadas da Síria, e autoriza o envio de tropas a "países estrangeiros", um ponto criticado durante o debate parlamentar, já que não especifica que se refere à Síria.

Em qualquer caso, o sinal verde a esta moção apresentada pelo governo não representa automaticamente uma declaração de guerra, já que fica a critério do Executivo decidir quando e como realizar esta intervenção.


Segundo declarou o vice-primeiro-ministro Besir Atalay ao canal NTV, a Turquia tomará todas as decisões em consonância com a comunidade internacional.

A permissão para deslocar tropas acontece depois que Turquia bombardeou ontem vários alvos sírios no ponto de onde, segundo o Exército, foram disparadas as granadas de obuses que provocaram as cinco mortes em Akçakale, um município fronteiriço.

Fonte:
 http://www.libertar.in/2012/10/parlamento-turco-autoriza-guerra-contra.html#ixzz28MkBvJXf

0 comentários:

Postar um comentário