quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Em resposta a ataque, Turquia abre fogo contra Síria


Síria,Turquia, guerra, fogo, fronteira

De acordo com um comunicado de Ancara, foi aberto fogo de artilharia contra alvos na Síria, “destacamentos armados, deslocados na fronteira, na base de regras do uso em combate deram resposta imediata, os alvos foram atingidos,” – assinala o comunicado.

O comunicado também diz que o Conselho da OTAN se reunirá em sessão extraordinária em razão do incidente na fronteira. Essa decisão foi tomada – segundo se assinala – em conversa telefônica do ministro do exterior da Turquia com o secretário geral da OTAN, transmite a agência noticiosa russa Novosti.

O serviço de imprensa do governo turco assinalou que, por indicação do primeiro-ministro Tayyip Erdogan, foram “tomadas imediatamente iniciativas diplomáticas”, o ministro do exterior da Turquia manteve conversação telefônica com o secretário geral da ONU, Ban Ki Moon e uma série de ministros do exterior dos países-membros do Conselho de Segurança da ONU.

A Turquia, no âmbito das regras de emprego das forças armadas e do direito internacional, não deixará sem resposta semelhantes provocações do regime da Síria, orientadas contra nossa segurança nacional,” – salienta em comunicado do governo turco.

Entretanto, Hillary Clinton, a secretária de Estado estadunidense, disse nesta quarta-feira que os EUA estão consultando a Turquia e seus aliados na OTAN sobre o bombardeio realizado por turcos contra alvos situados na Síria em represália aos disparos de morteiros sírios que provocaram a morte de civis em uma localidade turca na fronteira.

Hillary Clinton avalia os acontecimentos como ”situação muito perigosa” na região entre os dois países.  

Anteriormente, na quarta-feira, um projétil sírio havia explodido na cidade turca de Akçakale. Cinco pessoas - uma mulher e seus quatro filhos - morreram. Treze pessoas ficaram gravemente feridas.

0 comentários:

Postar um comentário